A Igreja de Alvaredo, de nome Igreja de São Martinho por ser da invocação do santo desse nome, localiza-se na freguesia de Alvaredo, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
História
Considerada uma das mais antigas da região, a primeira referência documental conhecida ao templo data do ano de 1118, após a doação por D. Onega Fernandes ao bispo da Diocese de Tui, referente à quarta parte da Igreja de São Martinho de Valadares, como era denominada à época. A transação servia como indulto de seu filho Paio Dias, que havia matado um homem num lugar de culto - a igreja de S. Tiago de Penso.
Em 25 de fevereiro de 1312, Dinis I de Portugal (1279-1325) anexou toda a terra de Valadares a Melgaço, passando a paróquia a pertencer a este concelho, mesmo que por pouco tempo, uma vez que os seus habitantes reclamaram e conseguiram a sua autonomia com a criação do seu próprio concelho, cinco anos depois (1317).
Com a extinção do concelho de Valadares em 1855, a igreja e o lugar de Alvaredo voltaram a pertencer ao concelho de Melgaço.
Na madrugada do dia 20 de Outubro de 1939, encontrando-se a necessitar urgentemente de obras de restauro, a pequena igreja sofreu uma derrocada que afetou o telhado e parte das paredes. Reconstruída pouco tempo depois, as obras foram concluídas em 5 de julho de 1942, abrindo de novo as suas portas ao culto em 1943. Numa das paredes exteriores, é possível encontrar a placa comemorativa da obra realizada e o ano em questão.[2]
Atualmente as missas no templo são celebradas aos Domingos, pelas 8 horas da manhã.
© 2025 Junta de Freguesia de Alvaredo. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies